-
Arquitetos: Lahdelma & Mahlamäki; Lahdelma & Mahlamäki
- Área: 3500 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Mika Huisman, Leuku Oy_Voitto Niemelä
-
Fabricantes: Lepo, Siparila
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Finlandês de Natureza de Haltia está localizado nas bordas do lago Pitkäjärvi junto ao Parque Nacional Nuuksio em Espoo, a 30 km de Helsinki. Foi aberto ao público em 2013 e possui uma área total de 3500 m² e volume de 18000 m³.
Estima-se que Haltia proporciona serviços de exposição, de restaurante e de conferências para 200.000 visitantes por ano. Atividades são dirigidas tanto para visitantes internacionais e nacionais, que estão interessados na natureza, em divagar sobre a natureza e no significado que ela tem para a vida cultural e econômica da Finlândia.
O Centro Haltia foi projetada para se misturar com sua localização e está envolvido por símbolos da natureza finlandesa: rochas de granito, lago e uma densa floresta. A fachada norte está abrigada dentro da rocha, enquanto a fachada sul se abre em direção à paisagem do lago.
O edifício é escalonado e inserido no terreno inclinado para que cada pavimento tenha acesso direto do exterior. O pavimento inferior abriga salas educacionais, o pavimento intermediário, onde está a entrada principal, abriga a recepção e os espaços expositivos, e no último pavimento está o restaurante. O auditório multifuncional conecta os dois pavimentos principais, o superior e o intermediário.
Na fachada sul do edifício, um grande terraço dá continuidade aos espaços internos ao passo que protege as paredes de vidro da insolação direta. Todas as outras fachadas são cobertas por uma parede curva de madeira, que protege os espaços de exposição.
Soluções sustentáveis foram levadas em consideração desde as fases de projeto. Todos os espaços são versáteis, flexíveis e adaptáveis. O edifício é tecnicamente avançado e utiliza energia solar e geotérmica; a cobertura do edifício contém painéis solares sobre cobertura verde, atestando que o novo Centro está lançando uma nova cultura de construção no país.
O pavimento inferior, majoritariamente no subsolo, é inteiramente feito em concreto, mas em todos os pavimentos superiores a madeira foi utilizada em cada especto da construção, da sustentação de estruturas ao revestimento de superfícies. Paredes, pisos e coberturas foram construídas a partir de painéis pré-fabricados de madeira sólida conhecidos como compensados de madeira laminada transversal. Revestimento externo é feito de uma superfície de painéis de madeira de abeto, e os beirais revestidos de cobre. O revestimento interno é feito de abeto com acabamento encerado, e pisos com acabamento em verniz.
No projeto de Haltia, as linhas curvas e livres encontram o mundo retangular e racional. Ambas linhas curvas e retas exibem as soluções do edifício com madeira: as possibilidades do mobiliário assim como a combinação da construção in loco com a pré-fabricação retilínea, além dos diferentes métodos de processamento de madeira.